Starlink: o que esperar da internet via satélite?

escrito por Bon Comunicação em 14 de março de 2022

Um projeto da SpaceX, a Starlink é uma plataforma que usa satélites de baixa órbita para fornecer internet. A rede dos satélites foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e poderá operar no Brasil até 2027.

Mas apesar de ser muito mais rápida do que o modo que atualmente utilizamos, como por fibra óptica, a Starlink não é uma internet de mobilidade, mas sim, portabilidade.

Você não pode sair viajando pelo mundo e estar conectado simultaneamente a internet, pois para funcionar é necessário ajustar a antena e também estar conectado a energia elétrica. Mas você pode levar a sua “internet” onde estiver! O que é bom!

E quanto custa? Ah! A mensalidade ainda é salgada. O Canal Tech assinou o Starlink e liberou quanto custou o primeiro mês. A primeira fatura veio em torno de R$ 800 + o kit para instalar, que custou mais de R$ 4 mil. Mas a tendência é que este valor vá diminuindo com o passar dos anos, conforme o serviço vá se tornando cada vez mais popular.

O plano atual que a Starlink oferece é uma internet com velocidades de download entre 100 Mb/s (megabytes por segundo) e 200 Mb/s, e uma latência – tempo de resposta entre o comando e a realização – de até 20 ms na maioria dos locais.

O que achou desta nova forma de navegar no mundo on-line? Você assinaria?

Compartilhar: