escrito por Bon Comunicação em 26 de março de 2024
Nas últimas semanas, o sumiço da princesa de Gales, Kate Middleton, vem gerando diversas especulações na imprensa mundial que, cada vez mais, vem noticiando sobre sua possível doença (que foi confirmada que é um câncer) e a imagem adulterada com os filhos que circularam pelas redes sociais, em comemoração do Dia das Mães na Inglaterra, gerando uma crise de imagem e confiança da realeza na mídia.
Com isso, intensificou ainda mais os rumores e as teorias de conspiração em torno da família real, desencadeando o “Efeito Streisand”. Mas você sabe o que significa?
O “Efeito Streisand” é um fenômeno que ocorre quando uma tentativa de esconder, remover ou censurar determinada informação acaba tendo o efeito oposto, ou seja, a informação se torna ainda mais amplamente divulgada como resultado da tentativa de suprimi-la.
O termo foi criado em referência à cantora e atriz Barbara Streisand, que em 2003 processou um fotógrafo que havia tirado uma foto aérea de sua casa na Califórnia como parte de um projeto fotográfico documentando a erosão costeira. O processo de Streisand gerou uma enorme publicidade em torno da foto e do projeto, resultando em uma divulgação ainda maior da imagem que ela desejava manter privada.
O efeito Streisand é frequentemente citado em discussões sobre liberdade de expressão, censura e controle de informações na era da internet, onde tentativas de remover conteúdo online muitas vezes levam à sua disseminação ainda mais ampla, devido à capacidade das pessoas de compartilhar e replicar conteúdo de forma rápida e fácil.